Crítica: Trapaça (2014)

24 fev

trapaça

Vamos lá meus leitores amados e queridos, então, eu já havia assistido este filme tem algum tempo também, mas devido aos motivos que vocês já sabem, não consegui postar ainda, até porque não é legal fazer uma coisa mal feita para vocês só para ter um post sobre um filme que eu já tenha visto. Não é legal! Mas como o Oscar já é na semana que vem, próximo domingo dia 2 de março, resolvi dá uma apressadinha nas coisas e postar a minha modesta crítica de um dos longas mais destacados desse ano, ou do ano passado. Vamos lá!

Trapaça é um daqueles filmes que, ou você gosta, ou acha terrivelmente chato e cansativo. Devido ao seu ritmo bastante acelerado, principalmente nos diálogos, algumas pessoas podem não se identificar ou até não entender mesmo, é bastante natural, isso já aconteceu comigo várias vezes, inclusive tendo de ver o filme mais 1 ou 2 vezes para pode pegar toda a ideia.

Pois bem, com um elenco cheio de estrelas dessa nova geração como a nova queridinha da América Jennifer Lawrence, Amy Adams, Jeremy Renner, Bradley Cooper e até o eterno Batman, Christian Bale, Trapaça aparece como um tipo de 13 Homens e 1 Segredo ambientado na década de 70, é, acho que é 70 mesmo, pois se não me engano, cheguei até a ouvir Donna Summer na trilha sonora, adoro!

A sinopse apresenta a história de Irving Rosenfeld (Christian Bale), um homem de índole bastante duvidosa, para não dizer canalha mesmo, que após conhecer a bela Sydney Prosser (Amy Adams) e se apaixonar perdidamente por ela, começam a trabalhar juntos dando vários golpes por aí. Só que a coisa começa apertar quando o agente Richie do FBI (Bradley Cooper), os força a ter de colaborar com ele em uma operação para pegar peixes ainda maiores no ramo da corrupção. É então que eles tentam de todas as maneiras desmascarar o prefeito Carmine Polito (Jeremy Renner), que possui uma imagem de “santo” perante à sociedade. E a coisa piora mais ainda, quando a esposa de Irving, a desequilibrada Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparece para deixar tudo ainda mais louco.

Primeira coisa que vou dizer é o que muita gente já deve ter pensado, bom, pelo menos boa parte dos meus amigos concordaram comigo, de que Jennifer Lawrence não merecia uma indicação ao Oscar e muito menos ter ganho o Globo de Ouro por esse papel. Sabe, gosto dela como atriz, vejo um futuro promissor na carreira da moça, mas definitivamente ela está sendo muito super estimada. Até agora o melhor papel dela foi em o Inverno da Alma (2010), filme pelo qual foi indicada ao Oscar devido a sua ótima carga dramática, mas não ganhou pelo simples fato de que Natalie Portman estava realmente imbatível naquele ano em Cisne Negro (2010).

Amy Adams está em um nível um pouco acima dos papéis que costuma interpretar por aí. Bradley Cooper vem melhorando gradativamente, Jeremy Renner pra mim vem seguindo muito bem com os trabalhos que tem interpretado, até acredito que algum dia a estatueta mais cobiçada do mundo seja dele, mas quem roubou a cena realmente foi Christian Bale, ele sim foi quem levou o filme até o fim e soube colocar na medida certa o tom de seu personagem, sem cair na caricatura ou ficar engessado.

A direção está na medida certa, o filme teria tudo para se tornar consideravelmente chato e cansativo, mas David O. Russell soube levar a coisa de uma forma verdadeiramente interessante. E ah! os figurinos estavam realmente impecáveis. Eu me matava de rir com as roupas do personagem de Bale, muito bom!

No mais achei o longa bem legal, porém nada demais, e se ele ganhar o prêmio de Melhor Filme, eu juro que vou lá dá na cara do comitê do Oscar, pois definitivamente ele não chega a tanto, se bem que a película nem tá nos “top trends”, mas mesmo assim. Recomendo!

Trailer:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: